Câmara de João Monlevade concede Moção de Aplausos ao Hospital Margarida

Completando 70 anos no próximo dia 16 de novembro, o Hospital Margarida foi homenageado pela Câmara Municipal de João Monlevade. A Moção de Aplausos, de autoria do vereador Pastor Lieberth (União), foi entregue na noite dessa quarta-feira, 26/10. A honraria, segundo o parlamentar, é “pelos 70 anos de fundação da unidade, que promove o bem-estar através da atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado.”

Em discurso, o provedor do Hospital, José Alberto Grijó, agradeceu pela homenagem recebida em nome de todos os profissionais. “Essas sete décadas só foram possíveis porque tivemos, ao longo dessa caminhada, a confiança e o profissionalismo de incontáveis pessoas. O passado nos orgulha, mas entramos em uma era de viver intensamente o presente, pois um futuro promissor nos espera”.

O autor da homenagem, vereador Pastor Lieberth, falou da satisfação em poder homenagear a casa de saúde. “É uma felicidade imensa fazer parte deste momento importante para o Hospital Margarida. Sabemos que a unidade presta um importante papel para a saúde do nosso município. Para mim, também é uma alegria ser parte do Hospital, como voluntário. Trabalho este, que desenvolvo há 5 anos, levando a palavra de Deus para os pacientes”.

Por sua vez, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro destacou os atendimentos e a importância que o Hospital tem para o município e região. “Fazemos parte e conhecemos as dificuldades que o Hospital passa. Hoje, o Pronto Atendimento Municipal funciona na unidade. Além disso, 70% dos atendimentos realizados pelo Hospital são via SUS”. Ainda em sua fala, Dr. Laércio se disse representado pela homenagem, já que atua no Hospital há mais de 46 anos. “Praticamente, durante este tempo eu estive presente pelo menos em um plantão por semana, como anestesista. Mesmo estando prefeito, continuo atuando na unidade”.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), enfatizou que “o Hospital oferece um serviço não somente para João Monlevade, mas também para a região e o país”. Na oportunidade, ele lembrou dos inúmeros atendimentos que são feitos, pelo Hospital, aos acidentados da BR 381. Maciel ainda destacou a acolhida dada por todos os profissionais à população, durante o aumento no número de casos graves da Covid 19.

Sobre o Hospital

O Hospital Margarida foi inaugurado em 16 de novembro de 1952 pelo engenheiro Louis Jacques Ensch, então presidente da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira. O nome foi escolhido em homenagem à sua mãe Dona Margarida Ensch. O hospital trazia como seu principal objetivo o atendimento à saúde dos trabalhadores da Belgo e seus dependentes.

Em 1975 foi criada a Associação Monlevade de Serviços Sociais, de caráter filantrópico, responsável pela administração do Hospital. A partir de 1994, o hospital passou a ser administrado por empresas de consultoria hospitalar, retornando em 2004 à administração pelo Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo. Em abril de 2005, passou a ser chamada Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade. Ao longo destes anos, o Hospital Margarida, se tornou referência em João Monlevade e cidades do Médio Piracicaba.

O Hospital Margarida atende através do Sistema Único de Saúde, saúde suplementar e particulares, contando com um quadro multiprofissional. Possui um corpo clínico com mais de 100 médicos e mais de 40 colaboradores terceirizados e 550 funcionários.

Atualmente o Hospital Margarida conta com 120 leitos sendo 74 leitos SUS(Sistema Único de Saúde) e 46 leitos para saúde suplementar. Nos últimos anos o Hospital vem investindo na estrutura física e no parque tecnológico, em 2012 foi inaugurado o CTI de 10 leitos, enfermarias e apartamentos para convênios, além de novas áreas para atendimento ao SUS.

Em 2013 foi inaugurada a Central de Material Esterilizado (CME). Em 2014, foi ampliado o bloco cirúrgico passando para 5 salas, além da reforma do setor de SADT’s (Serviço de Atendimento de Diagnóstico e Terapia) com salas para endoscopia digestiva, ultrassonografia e novas salas de Raios X.

A unidade tem por missão promover o bem-estar através da atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado, sendo referência no Médio Piracicaba em atenção integral à saúde pela excelência assistencial e organizacional.

O hospital já foi condecorado com várias premiações, dos mais diversos seguimentos, como título de Hospital Amigo da Criança, conferido pela UNICEF, Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Em 2002, foi eleita como a melhor instituição de saúde do Estado de Minas Gerais, título conferido pelo Prêmio TOP Hospitalar da revista Fornecedores Hospitalares, entre outros.

Comentários