Câmara de São Gonçalo encerra o Parlamento Jovem 2022
Na última terça-feira, 18 de outubro, aconteceu a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem Minas 2022 da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promovido pela sua Escola do Legislativo Isabel Rodrigues. Na ocasião, os estudantes participantes receberam o certificado de participação do projeto. Estiveram presentes os vereadores, o prefeito municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), a Geiza Maciel representando a secretária municipal de educação, Lucinda Barcelos, e o diretor da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, Vinícius Nascimento.
Segundo o estudante Pedro Henrique dos Santos Pantalião o Parlamento Jovem foi uma temporada de aprendizagem, e tem em mente que o jovem precisa sim saber sobre política, pois o futuro está em suas mãos, e ressalta que foi uma das melhores experiências que já teve; em seguida a Vitória Larissa Ribeiro Lisboa agradeceu a todos envolvidos desse projeto, e que o parlamento foi um marco em sua vida onde adquiriu novos conhecimentos, um novo objetivo de vida, onde conheceu novas pessoas e um refúgio pós pandemia; o Marcos citou que com o trabalho e aprendizado, dará ótimos frutos, jovens com maior pensamento ético que podem e ainda vão contribuir para a construção de um município e um estado melhor; para finalizar a Débora Cristina Teodoro agradeceu a oportunidade de fazer parte de algo tão importante para a formação dos jovens e espera que toda informação aprendida seja passada para frente, com intuito de melhorar a qualidade de vida, e que a jornada só começou.
Em nome do Legislativo Municipal, o Presidente da Câmara, Diego José Ribeiro (PDT), agradeceu e parabenizou os jovens pela participação e dedicação ao projeto este ano. “É um orgulho saber que os estudantes são-gonçalenses participaram da elaboração e da votação de propostas que poderão se tornar eventualmente em projetos de lei de políticas públicas que visam à promoção da saúde mental em todo o estado de Minas Gerais”, afirmou. “Que essa experiência contribua significativamente com o futuro de vocês, e que vocês saiam desse projeto como cidadãos ainda mais esclarecidos e mais inseridos nas questões políticas e sociais da nossa comunidade”.
O Prefeito Municipal citou a importância do protagonismo juvenil, no qual nossos jovens devem ser agentes transformadores do meio em que estão inseridos e ressalta que o parlamento oportuniza a atuação efetiva do adolescente na discussão e busca solução de problemas de sua comunidade, cidade e estado, ajudando a formar cidadãos politicamente consciente.
O vereador Fábio Sassá ressalta que o projeto é de grande relevância que estimula a formação política e incentiva a participação dos jovens nas atividades da Câmara, promovendo a cidadania; desejando uma caminhada próspera e cheia de conquistas.
O diretor da Escola Estadual Desembargador Moreira Gonçalves, Vinícius Nascimento, ressaltou a importância do jovem na nossa sociedade, sobres os seus conhecimentos políticos e direitos, ressaltando que os jovens são o futuro da nossa nação.
Os demais vereadores e autoridades presentes também parabenizaram e elogiaram os participantes do PJ Minas 2022. Foram prestados agradecimentos e congratulações à Escola do Legislativo Isabel Rodrigues pela organização e promoção do projeto na Câmara; à Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos pelo incentivo, e à Secretaria Municipal de Saúde e ao Núcleo Psicossocial Peixe Vivo pela disponibilidade aos estudantes.
Na edição deste ano, o Parlamento Jovem Minas teve como tema “Saúde Mental do Jovem”, em que os estudantes inscritos foram convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis. As propostas elaboradas acerca dos subtemas “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e “Uso saudável das novas tecnologias” foram apresentadas e votadas nas plenárias municipal, regional e estadual.
O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, o PJ Minas é promovido pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues.