Alunos recebem certificados de participação no projeto Parlamento Jovem

 

A Câmara de João Monlevade encerrou, na tarde dessa quinta-feira, 6, as atividades do projeto Parlamento Jovem 2022. Na oportunidade, os alunos receberam certificados de participação. Este é o 8º ano que o Legislativo monlevadense participa do projeto, que está em sua 18ª edição. Cerca de 30 estudantes do ensino médio estiveram inscritos no PJ, sendo estes das escolas: Centro Educacional Roberto Porto (CERP), Manoel Loureiro, Luiz Prisco de Braga e Alberto Pereira Lima.

O parlamento Jovem abordou este ano o tema “Saúde Mental do Jovem”. Os estudantes participaram das atividades que contou com palestras, debates, cursos e bate-papos sobre o tema. Eles elaboraram propostas acerca do assunto e as matérias foram levadas à votação na Plenária Estadual em Belo Horizonte, ocorrida no dia 23 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, jovens das 121 cidades do estado discutiram e votaram as propostas.

A cidade de João Monlevade integra o Polo Médio Piracicaba, composto também pelas cidades de Itabira, Dionísio e São Gonçalo do Rio Abaixo. A coordenação do projeto no município ficou a cargo das servidoras Giullia Leite, Nilma Linhares, Natasha Barcellos, Juliana Mara Pereira e Leticia Mafra.

Participaram da entrega dos certificados o presidente da casa, Gustavo Maciel (Podemos), os vereadores Belmar Diniz (PT), Doró da Saúde (PSD), Fernando Linhares (União), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT) e Revetrie Teixeira (MDB). Também estiveram presentes o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, vice-prefeito Fabrício Lopes, a Diretora da Secretaria Regional de Ensino de Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão, e a coordenadora da divisão saúde mental, Eliana Bicalho.

Em discurso, as autoridades parabenizaram os jovens e destacaram a importância da participação do jovem na política. Eles também endossaram a qualidade das discussões e das propostas apresentadas pelos estudantes.

Por sua vez, os alunos Camille Magalhaes Reis, Maria Clara Alves Pereira, Beatriz Guimarães e Mateus Tomáz de Castro deram seus depoimentos sobre a participação no projeto. Eles destacaram que a oportunidade proporcionou muitos aprendizados, além de ter contribuído para que eles melhorassem a comunicação bem como o posicionamento sobre o assunto. “O projeto fez com que a gente abrisse a nossa mente e contribuiu para que pudéssemos entender o funcionamento da política. Além disso, aprendemos como podemos contribuir com nossas ideias para a construção das leis”, relatou o aluno Mateus Tomaz.

Para 2023, o tema a ser abordado será “Jovem e o mercado de trabalho”.

Comentários