Após críticas, Cemig vai à Câmara e esclarece falhas no fornecimento de energia em Rio Piracicaba
Representantes da Cemig compareceram à Câmara de Rio Piracicaba, na
manhã desta quinta-feira (6), para esclarecer críticas relacionadas às
constantes falhas no fornecimento de energia no município e outros
problemas. O encontro vai de encontro com a política de relacionamento
entre a estatal e o poder público.
Além da gerente de Relacionamento com Poder Público Municipal, Ariane
Maia Gândara; do supervisor de Serviços Emergenciais e Comerciais,
Eustáquio Deon de Souza; participaram presidente da Câmara, vereador
Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo – Nozinho do Caxambu (Cidadania),
os parlamentares; Antônio Guedes (PDT); Antônio Augusto Bueno (PSDB);
Dirlene Tomaz (PP); Juliano Mafra (PSDB); Leon Almeida (PSB); Rômulo
Linhares (PSDB) e o assessor parlamentar Frederico Camilo.
Os serviços prestados pela Cemig são frequentemente alvo de
questionamentos nas reuniões ordinárias do Legislativo. O presidente
Nozinho iniciou a conversa promovendo um resumo dos problemas
registrados em Rio Piracicaba, com destaque às ausências de fornecimento
de energia nas localidades rurais que, segundo ele, chegam a se estender
por dias consecutivos, a exemplo do distrito de Padre Pinto (Caxambu) e
outras localidades.
Vereadores também se queixaram de ausência de luz em diversos bairros,
especialmente em momentos de chuva; dificuldades para atendimento nas
demandas de extensão de rede; inclinação de postes; quedas de fios em
vias públicas, dentre outras demandas.
O supervisor Deon esclareceu cada reclamação apresentada e anunciou que
a Cemig segue promovendo alterações nas configurações de redes no
município visando minimizar os problemas. Ariane informou que as falhas
no fornecimento são consequências de fatores não controláveis, tais como
descarga atmosférica e animais na rede, por exemplo, além de fatores
controláveis que envolvem serviços de manutenção, limpeza e podas de
árvores, dentre outras ações.
Demandas
Visando esclarecer melhor os apontamentos dos vereadores, a gerente
Ariane solicitou o encaminhamento de e-mail relacionando cada problema
relatado, acompanhado do respectivo número de instalação, e registros de
protocolos de demandas já apresentadas à Cemig para que os parlamentares
recebam um posicionamento oficial da concessionária de energia. A
documentação segue em andamento e será encaminhada nos próximos dias.
Atendimento
Para surpresa dos presentes, a gerente Ariane comunicou que o município
de Rio Piracicaba conta com um posto de atendimento da Cemig, instalado
no estabelecimento papelaria Copyart, que fica na rua Duque de Caxias,
nº 12, Centro, com funcionamento das 8h às 12h. O espaço evita o
deslocamento de clientes para outros municípios como João Monlevade e
Alvinópolis. O presidente se comprometeu em contribuir na divulgação do
espaço de atendimento. A gerente lembrou que outros canais de
atendimento da Cemig contribuem para agilizar demandas, são eles:
telefone: 116; WhatsApp (31)3506-1160; Telegram: @Cemigbot; App Cemig
Atende (para Android e IOS) e o Cemig Atende Web.